Doação Paróquia Santo Antônio

Início do curso Amigos do Meio Ambiente

Teve início na manhã desta quarta-feira, 11/04, o curso de educação ambiental com os alunos do projeto PESCAR da Sociedade de Ônibus União (SOUL). A formação é ministrada e coordenada pela alvoradense Sandra Mara Carvalho e tem como diretor o padre Libanor Picetti, da paróquia Santo Antônio, que é a responsável pela implantação do projeto.

Durante a formação, que acontece todas as quartas e sextas-feiras, são abordados temas como a preservação do meio ambiente, solo, ar, direito dos animais, os processos da água e outros temas ligados ao meio ambiente. Além disso, os alunos também farão dinâmicas sobre sustentabilidade, seja no ambiente de sala de aula como também em visitas guiadas.

O curso é baseado em palestras, aulas teóricas, práticas e saídas de campo. No dia 13 de abril, os alunos farão uma visita a Quinta da Estância, juntamente com a turma do Projeto PESCAR ACIAL, ao qual também iniciarão o curso no mês de maio. Segundo Sandra, a paróquia Santo Antônio tem a preocupação de despertar responsabilidades ambientais junto à comunidade. “Cuidar do nosso Planeta é respeitar as obras de Deus”, enfatiza a coordenadora.

SOUL

Para Selma Machado, coordenadora do projeto PESCAR na SOUL, essa formação em educação ambiental é de suma importância para os alunos, tanto na vida pessoal quanto na profissional. “Eles levam para casa esses ensinamentos. Todos os anos nós temos essa parceria e eu vejo a riqueza das famílias comentando as mudanças de hábito dos jovens em casa”, salienta Selma.

Segundo Eliezer de Freitas, que é aluno do projeto, esse curso é muito bom para que seja possível aprender conceitos do meio ambiente e sua importância para a sociedade na qual vive. “Eu aprendi a separar lixo e outras coisas. Está sendo tudo muito bom. Eu tenho só 18 anos e isso está mudando a minha vida e o meu futuro”, confessa o alvoradense.

Futuro

A primeira turma a realizar o curso em 2018 é a de o Projeto PESCAR SOUL, que é formada por 30 alunos. Além de maio, quando começa a formação do PESCAR Associação Comercial e Industrial de Alvorada (ACIAL), em junho o curso terá sequência com a turma da paróquia Santo Antônio.

O curso conta com palestrantes voluntários e com parceiros ambientais como Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), Quinta da Estância, Parque Estadual Itapuã e outros. No final do curso teremos o evento de formatura com as três turmas onde será entregue o certificado de conclusão do curso.

http://www.jornalasemana.net/noticias/educacao/paroquia_santo_antonio_e_soul_iniciam_ano_letivo_de_2018_do_curso_de_educacao_ambiental/5612